EDUCAÇÃO – Lula inaugura escola e lança campus Parque Olímpico/Cidade de Deus do IFRJ no Rio de Janeiro



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença nesta quarta-feira (7) na inauguração do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado e no lançamento da pedra fundamental do campus Parque Olímpico/Cidade de Deus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O local escolhido para a cerimônia foi o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense, onde as arenas esportivas estão sendo convertidas em unidades de ensino.

Lula defendeu fortemente os investimentos no ensino público, destacando que a meta é entregar mais 100 institutos federais durante seu mandato. Ressaltou ainda que nos seus dois primeiros mandatos e nos mandatos da ex-presidenta Dilma Rousseff, 682 institutos federais foram criados no país.

Durante seu discurso, o presidente destacou que investir na educação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país e que é importante dar oportunidade para que todo ser humano tenha acesso à educação e ao conhecimento.

A construção do campus do IFR na Arena Carioca 2 contará com um investimento total de R$ 15 milhões, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Este novo campus terá foco nas áreas de ambiente e saúde e controle e processos industriais, oferecendo cursos nas áreas de enfermagem, farmácia, análises clínicas, automação industrial, mecânica e sistemas de energia.

O presidente Lula também mencionou a possibilidade de construir uma nova unidade na Cidade de Deus, caso o campus no Parque Olímpico não atenda adequadamente a demanda dos estudantes da região.

O GEO Isabel Salgado, que antes era a Arena Carioca 3, será uma escola em tempo integral que atenderá cerca de mil alunos. A escola homenageia a atleta Maria Isabel Salgado, referência do vôlei brasileiro, falecida em novembro de 2022 aos 62 anos.

Além disso, Lula anunciou que fará uma visita oficial à África neste mês, com paradas no Egito e na Etiópia, onde participará de uma reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana.

A iniciativa para transformar as arenas olímpicas em centros de ensino público é parte do legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e faz parte de um projeto de expansão e fortalecimento dos institutos federais no país, evidenciando o compromisso do governo do presidente Lula com a educação e o desenvolvimento social.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo