Lula defendeu fortemente os investimentos no ensino público, destacando que a meta é entregar mais 100 institutos federais durante seu mandato. Ressaltou ainda que nos seus dois primeiros mandatos e nos mandatos da ex-presidenta Dilma Rousseff, 682 institutos federais foram criados no país.
Durante seu discurso, o presidente destacou que investir na educação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país e que é importante dar oportunidade para que todo ser humano tenha acesso à educação e ao conhecimento.
A construção do campus do IFR na Arena Carioca 2 contará com um investimento total de R$ 15 milhões, provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Este novo campus terá foco nas áreas de ambiente e saúde e controle e processos industriais, oferecendo cursos nas áreas de enfermagem, farmácia, análises clínicas, automação industrial, mecânica e sistemas de energia.
O presidente Lula também mencionou a possibilidade de construir uma nova unidade na Cidade de Deus, caso o campus no Parque Olímpico não atenda adequadamente a demanda dos estudantes da região.
O GEO Isabel Salgado, que antes era a Arena Carioca 3, será uma escola em tempo integral que atenderá cerca de mil alunos. A escola homenageia a atleta Maria Isabel Salgado, referência do vôlei brasileiro, falecida em novembro de 2022 aos 62 anos.
Além disso, Lula anunciou que fará uma visita oficial à África neste mês, com paradas no Egito e na Etiópia, onde participará de uma reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana.
A iniciativa para transformar as arenas olímpicas em centros de ensino público é parte do legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e faz parte de um projeto de expansão e fortalecimento dos institutos federais no país, evidenciando o compromisso do governo do presidente Lula com a educação e o desenvolvimento social.