EDUCAÇÃO – Lula Destaca Luta pela Educação e Anuncia Criação de Universidades Indígena e do Esporte em Evento Comemorativo pelo Dia do Professor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento comemorativo ao Dia do Professor, ocorrido nesta quarta-feira, 15 de outubro, destacou a educação como uma área que, historicamente, sofreu com decisões políticas que refletiam uma predominância elitista no Brasil. Em suas palavras, Lula mencionou que o país levou 420 anos para estabelecer sua primeira universidade, citando essa lentidão como resultado de uma decisão política de manter a educação concentrada em determinadas classes sociais.

“O investimento em educação é um pilar fundamental para a criação de oportunidades e construção de um futuro mais justo”, afirmou o presidente. Ele enfatizou que, embora a educação seja um caminho para o desenvolvimento, também é preciso reconhecer que a formação acadêmica não é uma garantia de visão progressista, apontando a existência de ideologias retrógradas nas instituições de ensino.

Lula comprometeu-se a agir para melhorar a educação no país, expressando o desejo de que futuros presidentes do Brasil tenham formação universitária e utilizem seus conhecimentos em prol do povo, ao invés de interesses pessoais. Durante o evento, anunciou a criação da Universidade Federal Indígena e da Universidade do Esporte, refletem uma estratégia para diversificar o acesso e oportunidades educacionais.

Nesta mesma cerimônia, foi lançada a emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil, que atenderá 2,7 milhões de professores em todo o território nacional. Este documento, que terá validade de dez anos, será acessível a educadores de todas as etapas de ensino das redes pública e privada. Para obtê-la, é necessário que o professor esteja em dia com seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e em atividade docente.

Além disso, o governo anunciou uma série de benefícios para os educadores, que inclui descontos em eventos culturais e serviços variados, por meio do programa “#TôComProf”, que visa valorizar a profissão docente e oferecer condições diferenciadas em estabelecimentos comerciais que aderirem à iniciativa.

Lula também premiou 100 mil educadores de escolas com alto desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), promovendo uma valorização do trabalho realizado em contextos desafiadores. Os premiados receberam cartões com crédito para a compra de ferramentas que possam auxiliar em sua prática pedagógica.

Neste cenário amplo de reformulação educacional, o governo apresentou o Portal de Formação Mais Professores, que disponibiliza acesso a cursos de capacitação e formação continuada, prometendo uma facilidade maior na busca por novas oportunidades de aprendizado.

O presidente concluiu a cerimônia destacando a necessidade de investimento contínuo na educação, reafirmando seu compromisso para que a soberania do Brasil se estenda também ao campo educacional. Para Lula, o futuro do país está intrinsicamente ligado a essas políticas e iniciativas.

Sair da versão mobile