EDUCAÇÃO – Juventude Brasileira Se Mobiliza para a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Luziânia, Focando em Educação e Justiça Climática

Educação e Justiça Climática: Abertura da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A cidade de Luziânia, em Goiás, se prepara para receber a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de outubro. Este evento, que inicia sua programação neste domingo, reunirá centenas de jovens de diversas partes do Brasil para debater temas relevantes como Educação e Justiça Climática.

A conferência tem como principal proposta incentivar escolas a realizarem jornadas pedagógicas que promovam a pesquisa e a produção de conhecimento sobre as mudanças climáticas. Com isso, crianças e adolescentes se tornam agentes ativos na transformação de seus ambientes e comunidades. O Ministério da Educação ressalta que o foco é formar uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados em práticas sustentáveis.

Podem participar deste importante evento crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos, que estejam matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A participação é aberta a instituições que possuam ao menos uma turma nos anos finais do ensino fundamental, garantindo uma ampla representatividade.

Este ano, a conferência se insere em um contexto mais amplo, preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no próximo mês em Belém, no Pará. Essa conexão entre os eventos ressalta a importância de discutir não apenas a luta contra a mudança climática em escala global, mas também a formação e envolvimento de jovens nessa causa.

A abertura terá início às 17h, com destaque para o lançamento do guia socioambiental intitulado “Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento”, cuja autoria é do artista e educador Marcos Aurélio Querubim, que também lidera a Companhia Cultural Emcantar. Durante a cerimônia, o grupo realizará a apresentação do espetáculo “Abraço no Planeta”, uma fusão de música, teatro e poesia, estimulando uma reflexão profunda sobre a preservação do nosso lar.

A conferência é promovida em colaboração entre os ministérios da Educação, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ao longo de suas cinco edições anteriores, realizadas entre 2003 e 2018, o evento conseguiu envolver mais de 20 milhões de pessoas, entre crianças, jovens, professores e gestores educacionais.

O Centro de Treinamento de Professores de Luziânia será o local escolhido para sediar este relevante encontro, que promete ser um marco na mobilização de jovens em prol do meio ambiente e da justiça climática.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo