EDUCAÇÃO – Jovens Revelam: 90% Acreditam que a Inteligência Artificial Reduz o Estresse Durante Períodos de Estudo Intenso, Aponta Pesquisa da Emy Education.

Uma pesquisa recente revela que a Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma aliada significativa para os jovens enfrentando o estresse dos períodos intensos de estudo, como épocas de provas e entregas de projetos. De acordo com os dados coletados, impressionantes 90% dos entrevistados relataram que utilizar a tecnologia ajudou a aliviar a pressão nesses momentos exigentes.

Conduzida pela Emy Education, uma plataforma que explora o potencial da IA na educação, o estudo envolveu cerca de 500 jovens de 16 a 24 anos, abrangendo estudantes do ensino médio e superior. Os resultados revelaram que, nos últimos seis meses, quase 96% dos participantes empregaram a IA para ampliar seu conhecimento. O CEO da Emy, José Messias Jr., destacou a relevância dos achados, que mostram a relação dos jovens com a tecnologia.

Entre as perguntas da pesquisa, uma se destacou ao questionar sobre o papel que a IA deve desempenhar na formação dos jovens. A resposta predominante, com 86,8%, sugeriu que a IA deve atuar como uma ferramenta de apoio, proporcionando respostas rápidas. Outras expectativas relevantes incluíram a presença de um mentor digital personalizado e a automação de tarefas repetitivas, apontando para o desejo de um aprendizado mais eficiente e adaptado às necessidades individuais.

No entanto, apesar do entusiasmo, o estudo também revelou preocupações. Quase 60% dos entrevistados expressaram receio quanto à possibilidade de receber respostas imprecisas ou distorcidas da IA. Além disso, 35% mencionaram a falta de contextualização e personalização como barreiras para um uso mais frequente dessa tecnologia.

A pesquisa foi realizada entre março e agosto deste ano, durante um período reconhecidamente exigente na rotina dos estudantes. Em termos demográficos, a maioria dos entrevistados provém da classe D, com renda familiar mensal inferior a R$ 3.500, enquanto apenas 1,6% pertencem à camada de alta renda, com famílias que ganham acima de R$ 25 mil.

Messias Jr. finalizou afirmando que o estudo oferece uma nova perspectiva sobre como os jovens nativos digitais interagem com a IA, sem desconsiderar a importância dos professores e outros recursos educacionais. Essa nova dinâmica pode ter implicações significativas para o futuro da educação, ao integrar a tecnologia de maneira harmoniosa no aprendizado.

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