EDUCAÇÃO – Jogo online instrui jovens sobre fabricação de remédios.



Os professores e alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se uniram para desenvolver um jogo digital inovador, com o objetivo de ensinar de forma divertida como os medicamentos são criados. O projeto, chamado discoveRx, foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como patrimônio da universidade pelo Inova UFRJ, órgão responsável pela política de inovação da instituição.

O jogo surgiu a partir da constatação do professor François Noël, do Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do ICB-UFRJ, de que o jogo importado utilizado em suas aulas de pós-graduação não cumpria todas as funções desejadas. Em parceria com o professor Geraldo Xexéo, do laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes) da COPPE/UFRJ, eles criaram um jogo de tabuleiro chamado Screener, para pós-graduandos de Farmacologia. Porém, surpreendentemente, o jogo acabou sendo utilizado também no ensino médio, o que levou Xexéo a desenvolver uma versão simplificada e digital, voltada para jovens.

O discoveRx é composto por minijogos que explicam as etapas necessárias para a descoberta e desenvolvimento de um medicamento novo. Já foram lançados os minijogos que abrangem as três primeiras etapas do processo, e em setembro será lançado o minijogo referente à quarta etapa. O jogo foi desenvolvido por professores e alunos de diferentes centros de ensino da UFRJ e pode ser jogado em quatro idiomas.

Além do discoveRx, a UFRJ também criou outro jogo digital, chamado Mapa do Tesouro, que ensina programação paralela de forma lúdica. O objetivo é usar uma abordagem divertida para que as pessoas aprendam programação sem nem perceber. O jogo está disponível para download na loja Android.

Os professores e alunos da UFRJ participarão de um evento em agosto, onde apresentarão o discoveRx ao público interessado e explicarão todo o processo de desenvolvimento até a aprovação pela Anvisa. O objetivo é levar o jogo às escolas e divulgar seu uso entre professores e alunos.

Com esses jogos, a UFRJ busca inovar no ensino e popularizar o conhecimento científico, proporcionando uma forma divertida e interativa de aprender sobre a criação de medicamentos e programação paralela.

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