A partir de 2026, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) introduzirá uma iniciativa inovadora no cenário educacional brasileiro: a 1ª Olimpíada de Professores da Obmep Mirim. Este evento será voltado para a capacitação de professores que atuam na educação básica, refletindo uma preocupação crescente com a qualidade do ensino de matemática nas primeiras séries do ensino fundamental.
Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, destacou que a criação dessa olimpíada surge como uma extensão da popular Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que, desde 2022, já inclui crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental por meio da Obmep Mirim. A proposta original do concurso é envolvê-las de forma lúdica e estimulante, mas, para Viana, a inclusão dos professores na competição é uma necessidade reconhecida. “Percebemos que muitos educadores dessa faixa etária, embora formados em pedagogia, não possuem um aprofundamento em matemática, o que pode gerar inseguranças em sala de aula”, afirma.
A olimpíada para os docentes permitirá que eles desenvolvam não apenas confiança, mas também uma maior afinidade com a matemática, um tema que frequentemente causa receio. O diretor enfatiza a relevância de dar protagonismo aos professores, reconhecendo sua capacidade de contribuir para o aprendizado dos alunos. A prova acontecerá em conjunto com a segunda fase da Obmep, em setembro e outubro do próximo ano, envolvendo cerca de 9 mil locais de aplicação em todo o país.
Serão concedidas 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas aos participantes melhores classificados. Os vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze poderão participar de cursos de formação online que visam aprimorar suas práticas pedagógicas.
Uma proposta adicional para os 25 primeiros colocados incluirá uma formação presencial no Rio de Janeiro, onde terão a oportunidade de desenvolver um projeto educacional em matemática, com suporte financeiro mensal que ajudará esses professores a implementar suas ideias nas escolas. A meta é valorizar a relação entre professores e alunos, uma estratégia que já está se mostrando eficiente, considerando que a Obmep Mirim, desde sua criação, tem atraído um número crescente de participantes — com mais de 5 milhões de inscrições de aproximadamente 35 mil escolas.
Além disso, aqueles reconhecidos por sua vocação na matemática poderão colaborar mais diretamente com o Impa e contribuir para a revisão curricular da área. Esta iniciativa é desenvolvida em parceria com a B3 Social e conta com o apoio da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat).
Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental no Ministério da Educação, complementa que essa olimpíada está alinhada ao compromisso do MEC de fortalecer a educação matemática no Brasil. Segundo ela, a ação busca não apenas reconhecer os professores, mas também promover melhorias significativas na aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, Sumaia Almeida Ramos, presidente da ANPMat, ressalta a urgência de um apoio mais estruturado para os docentes dos anos iniciais, destacando que um corpo docente mais preparado impacta diretamente na educação dos alunos, tornando essa nova olimpíada uma ferramenta essencial para transformar a matemática no ambiente escolar.









