Os dados para o Fies 2025 do primeiro semestre devem ser preenchidos pelas faculdades privadas virtualmente, exclusivamente, pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo com título FiesOferta. Para isso, basta realizar o cadastro no “Login Único” do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. É necessário preencher as informações de cada curso a ser ofertado, número de vagas, turno, local e valores das semestralidades, além de assinar eletronicamente o termo de participação no módulo FiesOferta.
Na quarta-feira (2), o MEC anunciou que realizará uma nova etapa do Fies 2025/1 para ofertar aos estudantes as vagas remanescentes das etapas anteriores do programa neste ano. O ministério aguarda apenas as informações prestadas pelas mantenedoras das instituições de ensino superior não gratuitas até dia 7 de abril para divulgar um novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes.
Na edição do primeiro semestre, as universidades privadas de ensino superior ofereceram 67.301 vagas de cursos de graduação, recebendo mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos. O novo edital publicado pelo MEC estabelece que no período de 8 a 11 de abril, as instituições de ensino superior poderão verificar e corrigir as informações do documento que formaliza sua participação no Fies 2025. Além disso, as faculdades privadas devem divulgar em suas páginas eletrônicas na internet e com a fixação em locais de grande circulação de estudantes a participação no processo seletivo, informando o número de vagas remanescentes disponibilizadas, a relação de cursos e turnos de cada local de oferta, e a legislação relativa às vagas remanescentes do Fies que ainda será publicada pelo MEC.