EDUCAÇÃO –

Inscritos na Prova Nacional Docente já podem acessar locais e horários do exame agendado para 26 de outubro

Na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), mais de 1,08 milhão de candidatos já podem verificar seus locais de prova para o turno vespertino do dia 26 de outubro. O Cartão de Confirmação de Inscrição, que é a chave para acessar essas informações, está disponível por meio do sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos devem utilizar seu login e senha da plataforma Gov.br para ter acesso ao documento que, além do local de aplicação, traz informações importantes como número de inscrição, data e horários do exame, e até detalhes sobre atendimento especializado ou o uso de nome social.

Embora a apresentação do Cartão de Confirmação não seja obrigatória na data da prova, o Inep recomenda que os participantes o levem para facilitar a consulta a essas informações essenciais. O exame visa fortalecer a formação docente e valorizar os profissionais, incentivando o ingresso de professores nas escolas públicas do Brasil. A prova será realizada em 750 municípios de todos os estados, além do Distrito Federal, com os portões abertos a partir das 12h e fechamento às 13h, respeitando o horário de Brasília.

Com uma duração total de 5 horas e 30 minutos, a prova terá início às 13h30 e término às 19h. O conteúdo abordará as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial de professores da educação básica, abrangendo 17 áreas específicas como artes visuais, ciências biológicas, história e matemática, entre outras. Para os que desejam se preparar, o Inep disponibiliza matrizes de referência no “Guia do Participante 2025”, que oferece links com informações sobre cada um dos conteúdos abordados.

Apelidada de “Enem dos Professores”, a PND inclui duas partes: uma de formação geral, com 30 questões objetivas e uma escrita, e outra específica, composta por 50 questões de múltipla escolha focadas em cada área de licenciatura. Vale ressaltar que a PND não é um concurso público, mas sim parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, que busca qualificar e reconhecer o magistério da educação básica.

O exame é direcionado a alunos que estão concluindo cursos de licenciatura e que se inscreveram no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) através de suas instituições de ensino superior. A partir deste ano, o resultado da prova servirá como uma etapa para a seleção de professores em diversas redes de ensino, com 1.508 municípios em 22 estados já adotando o resultado da PND como critério de admissão ao magistério público. Para mais informações ou tirar dúvidas, o site do governo está à disposição dos interessados.

Sair da versão mobile