EDUCAÇÃO – Inscrições para vagas em universidades públicas via Sisu acontecem entre 22 e 25 de janeiro. Confira as novidades deste ano!



Os sonhos e as expectativas dos estudantes que almejam ingressar em uma universidade pública estão prestes a se tornar realidade. Entre 22 e 25 de janeiro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrirá as inscrições para 264.254 vagas em 127 instituições de ensino superior. Essa é a oportunidade para aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrerem a uma vaga para o primeiro ou segundo semestre de 2024.

As datas e as informações sobre o processo seletivo foram divulgadas pelo Ministério da Educação. O resultado está previsto para ser divulgado em 30 de janeiro, e a matrícula dos selecionados deve ocorrer entre 1º e 7 de fevereiro de 2024.

Uma novidade desta edição do Sisu é que o processo de inscrição terá apenas uma etapa para as vagas ofertadas pelas instituições participantes para o próximo ano. Além disso, os candidatos concorrerão tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre. A escolha do semestre de ingresso dependerá da classificação do candidato e da disponibilidade de vagas.

Segundo o MEC, o candidato não terá a opção de escolher em qual semestre irá ingressar, pois isso dependerá da classificação no curso. Se selecionado, o candidato deverá realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Entretanto, o ingresso do estudante no curso dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes mais bem classificados. Portanto, será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre.

Para participar do processo seletivo do Sisu, é necessário ter participado da edição do Enem do ano anterior e não ter zerado a prova de redação. Candidatos que participaram do exame como treineiros não são elegíveis para concorrer às vagas pelo Sisu.

Uma das novidades deste ano é que todos os candidatos se inscrevam primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, haverá a reserva de vagas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

Outra novidade é a lista de espera, que poderá ser utilizada ao longo do ano pelas instituições de ensino participantes, para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso.

As inscrições para o Sisu estarão abertas de 22 a 25 de janeiro de 2024. O resultado será divulgado em 30 de janeiro do mesmo ano, e a matrícula dos selecionados acontecerá de 1º a 7 de fevereiro. A manifestação de interesse na lista de espera também poderá ser feita no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo