Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu é responsável por selecionar estudantes com base na média da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o preenchimento das vagas disponíveis nas instituições públicas de ensino superior. A escolha dos candidatos inscritos leva em consideração o curso, a modalidade de concorrência e o perfil socioeconômico de cada um.
A inscrição no Sisu é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, por meio do acesso ao sistema de inscrição com as informações de login e senha para os serviços digitais do governo federal. Ao fazer o login, o sistema recupera automaticamente as notas do candidato no Enem válido para o processo seletivo.
Durante a inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso disponíveis. É possível alterar as escolhas de curso ao longo do período de inscrições, sendo considerada válida a última inscrição realizada no sistema. Os candidatos não selecionados em nenhuma das opções indicadas inicialmente podem participar da lista de espera do Sisu.
Para concorrer às vagas no Sisu, é necessário ter obtido nota maior que zero na prova de redação do Enem e não estar na condição de treineiro. Todos os estudantes que participaram do Enem 2024 e atendem a esses critérios podem se inscrever e concorrer a uma vaga no sistema.