As inscrições são gratuitas e os resultados das chamadas estão previstos para os dias 31 de julho e 20 de agosto para a 1ª e 2ª convocações, respectivamente. Já o prazo para manifestação de interesse na lista de espera acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, com o resultado final sendo divulgado em 13 de setembro.
Para participar do processo seletivo, é fundamental que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, alcançando a nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos, como uma renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio para bolsas integrais ou três salários-mínimos para bolsas parciais, e estar cadastrado no login Único do governo federal.
Durante o processo de inscrição, o candidato precisa informar um endereço de e-mail e número de telefone válidos, preencher os dados cadastrais próprios e relativos ao grupo familiar, e selecionar até duas opções de curso, instituição, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme a renda familiar bruta mensal per capita. A escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência.
Com informações mais detalhadas sobre a oferta de bolsas disponíveis para consulta na página do Prouni, o Ministério da Educação destaca a importância de os candidatos estarem atentos aos prazos e requisitos necessários para participar deste importante programa de inclusão educacional.