O Fies, que foi criado em 2001, tem como objetivo financiar a educação superior, permitindo que mais brasileiros tenham acesso a cursos em universidades privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para o ano de 2023, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um total de 112.168 vagas, distribuídas entre 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre.
Para se inscrever, os candidatos precisam atender a alguns critérios específicos. Entre eles, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obter uma média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas, não ter uma nota zero na prova de redação e, ainda, ter uma renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, o que, em 2023, equivale a R$ 4.554.
Uma novidade para este ano é a inclusão do Fies Social. De acordo com o edital, 50% das vagas disponíveis são reservadas para essa modalidade, que foi lançada em 2024. Para se candidatar, é necessário ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 759. O Fies Social oferece a possibilidade de financiamento de até 100% dos custos educacionais, além de promover a inclusão de grupos como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação dos candidatos será baseada nas notas do Enem, com a prioridade sendo dada àqueles que não possuem formação superior e que ainda não tenham sido beneficiados por financiamentos anteriores. Vale destacar que não será permitido que candidatos com financiamentos pendentes solicitem novos contratos.
O calendário do Fies prevê a divulgação dos resultados da chamada única no dia 29 de julho. Após essa data, os candidatos selecionados terão que acessar o Fies Seleção para confirmar suas informações e complementar suas inscrições entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Para aqueles que não forem pré-selecionados, haverá uma lista de espera, onde a pré-seleção ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.
O MEC ressalta a importância de os inscritos estarem atentos aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital, para que não percam a chance de garantir uma vaga na situação atual do Fies.