Nesta edição do Fies, o MEC disponibiliza mais de 112 mil vagas distribuídas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários para 19.834 cursos. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas exclusivamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login da plataforma Gov.br. Os candidatos também devem fornecer um e-mail pessoal válido para comunicação.
Os participantes podem escolher até três opções de cursos e têm a liberdade de alterar suas escolhas até o fim do período de inscrição. No entanto, é importante ressaltar que a pré-seleção será realizada apenas para uma das opções indicadas pelo candidato, levando em conta o curso, turno, local de oferta e a instituição escolhida.
Para se candidatar ao Fies, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo uma média de 450 pontos nas cinco provas e não zerando a redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 4.863 em 2026. Para as vagas destinadas a pessoas com deficiência, a comprovação da situação deve ser feita com laudo médico.
A seleção dos candidatos será feita com base na ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. O Fies também conta com o programa Fies Social, que reserva 50% das vagas para aqueles que têm renda familiar de até meio salário mínimo e que estejam com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal. Os pré-selecionados nesse formato poderão solicitar a contratação do financiamento integral.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro, e os candidatos selecionados devem acessar o sistema do Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro para complementar suas inscrições. Aqueles que não forem selecionados na chamada única entrarão automaticamente na lista de espera, que ocorre de 26 de fevereiro a 10 de abril, permitindo o preenchimento das vagas restantes.






