As inscrições são gratuitas e exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). Para se candidatar, é necessário ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota superior a zero na redação. É importante ressaltar que treineiros não podem participar do processo seletivo do Fies.
As notas do melhor desempenho em uma das edições do Enem serão utilizadas para classificar o candidato na seleção do Fies, levando em consideração o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior terão prioridade.
O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. A formalização do financiamento só ocorrerá após a conclusão desses procedimentos.
Para os candidatos que não forem pré-selecionados, haverá uma lista de espera com novas pré-seleções de 25 de fevereiro a 9 de abril. O Fies é regido pela Lei 10.260/2001 e oferece financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Ministério da Educação informou que serão ofertadas mais de 112 mil vagas ao longo de 2025, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo. Não perca essa oportunidade de investir no seu futuro educacional por meio do Fies.