EDUCAÇÃO – Inscrições para o Enem 2025 se encerram nesta sexta-feira; prazo foi prorrogado e taxa deve ser paga até 18 de junho.



As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 estão chegando ao fim. O novo prazo foi estendido até as 23h59 desta sexta-feira, dia 13 de junho, após uma prorrogação determinada pelo Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, a data limite seria na primeira semana do mês, mas a prorrogação oferece uma oportunidade adicional aos candidatos que desejam participar dessa importante avaliação.

Todos os interessados, incluindo aqueles que necessitam de atendimento especializado ou desejam se inscrever usando o nome social, devem realizar o procedimento de inscrição na Página do Participante. É fundamental que os candidatos forneçam dados precisos e anexem a documentação necessária para garantir a adequação das suas solicitações.

Com a extensão do prazo, o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, também foi prorrogado e poderá ser efetuado até a próxima quarta-feira, dia 18 de junho. Os candidatos que já foram isentos da taxa ou cujos pedidos de isenção foram reprovados ainda precisam realizar a inscrição para garantir sua participação. O pagamento pode ser realizado por diferentes métodos, incluindo Pix e cartão de crédito, facilitando a inclusão de mais estudantes.

Outra novidade relevante é a atualização no processo de inscrição para os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas. Pela primeira vez, esses candidatos, cujas inscrições já estão pré-preenchidas, devem verificar e confirmar suas informações. Essa mudança visa facilitar a participação e incentivar a inclusão dos alunos.

O Enem de 2025 promete novidades, como a reintrodução do exame como meio para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Aqueles que não completaram essa etapa antes dos 18 anos terão a oportunidade de fazer isso, desde que atinjam as pontuações mínimas em cada área do conhecimento. O edital também apresenta medidas que promovem a acessibilidade, permitindo que candidatos com necessidades especiais continuem a solicitar serviços de suporte, sem necessidade de repetir documentação já aprovada anteriormente.

As provas do Enem estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro de 2025, com exceções em algumas cidades do Pará, que realizarão as avaliações mais tarde devido a eventos de grande porte. A estrutura do exame permanece com quatro provas objetivas e uma redação, ressaltando seu papel como um dos principais pontos de acesso ao ensino superior no Brasil, através de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Assim, o Enem se reafirma como uma oportunidade essencial para a formação educacional dos jovens brasileiros, propiciando acesso e inclusão no cenário acadêmico do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo