EDUCAÇÃO – Inscrições para o Encceja 2025 para brasileiros no exterior se encerram nesta sexta-feira; exame oferece certificação para jovens e adultos sem diploma.

Os brasileiros que residem no exterior e desejam participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2025) têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (27) para se inscrever. O processo de inscrição deve ser realizado exclusivamente pelo Sistema do Encceja Exterior, onde os candidatos poderão escolher as áreas de conhecimento nas quais desejam prestar as provas.

Essa oportunidade se estende também àqueles que necessitam de atendimento especializado ou que desejam ser reconhecidos pelo nome social, um direito garantido a pessoas travestis, transexuais ou transgêneros que desejam ser identificadas de acordo com sua identidade de gênero. É fundamental que essas solicitações sejam feitas no momento da inscrição. Dentre as condições que garantem o atendimento especializado, estão incluídas pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e idosos.

O Encceja é uma iniciativa voluntária e gratuita destinada a jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na faixa etária adequada. Para o ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos, e para o ensino médio, 18 anos, na data da aplicação do exame.

Para os que estão sob penas privativas de liberdade em outros países, a inscrição no Encceja Exterior PPL deve ser realizada no mesmo período, interpelação que deve ser feita por um responsável no Consulado-Geral. A aplicação do exame ocorrerá no dia 28 de setembro, em dois turnos, enquanto a aplicação para os participantes PPL está marcada para o período de 29 de setembro a 3 de outubro, nos consulados de Nagoia e Tóquio, no Japão, além de Madri, na Espanha. As provas matutinas terão duração de quatro horas, e as vespertinas, cinco horas.

O edital publicado em maio detalha as cidades onde as provas serão aplicadas, abrangendo locais como Frankfurt, Bruxelas, Barcelona, Boston, Nova Iorque, Paris, Amsterdã, Roma, Lisboa, Genebra e muitos outros. É obrigatória a apresentação de um documento de identidade oficial com foto para acessar as provas.

O Encceja consiste em quatro provas objetivas, cada uma composta de 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Para o ensino fundamental, as áreas de avaliação incluem ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol), entre outras. Já para o ensino médio, as disciplinas abrangem química, física, biologia, história, geografia, sociologia e filosofia.

Os resultados individuais não serão divulgados publicamente, mas ficarão disponíveis na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que os repassará a instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense e o Colégio Pedro II, ambos do Rio de Janeiro.

Desde 2002, o Encceja vem desempenhando um papel significativo ao permitir que jovens e adultos retomem seus estudos. A iniciativa se divide em quatro modalidades: o Encceja Nacional, voltado para residentes no Brasil; o Encceja Nacional PPL, destinado a pessoas privadas de liberdade no Brasil; o Encceja Exterior, para brasileiros no exterior; e o Encceja Exterior PPL, para aqueles sob medidas socioeducativas fora do Brasil. O programa também atua como uma importante ferramenta para orientar políticas públicas que visam à melhoria da educação para esse público.

Sair da versão mobile