No momento da inscrição, é imprescindível fornecer informações como o país e o posto de realização das provas, além do número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone ativos. Para aqueles participantes que necessitam de atendimento especializado ou o uso do nome social durante o exame, é necessário fazer a solicitação no momento da inscrição e enviar a documentação comprobatória.
O exame do Celpe-Bras é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é considerado pelo Ministério da Educação como fundamental para estrangeiros que desejam comprovar sua fluência em língua portuguesa.
Segundo informações divulgadas pela pasta, a parte escrita da prova terá duração de até três horas e contará com quatro tarefas de produção textual que abrangem diversos componentes e habilidades da língua portuguesa. Já a parte oral consistirá em uma interação face a face entre o participante, avaliador-interlocutor e avaliador-observador, com duração de 20 minutos, sendo a proficiência avaliada com base no desempenho nas duas partes.
O Celpe-Bras é um procedimento oficial brasileiro para certificar a proficiência em língua portuguesa como estrangeira, sendo aceito como comprovação em instituições de ensino superior para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, assim como para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que buscam oportunidades de trabalho no Brasil. O resultado do exame está previsto para ser divulgado no dia 27 de maio.