EDUCAÇÃO – Inscrições para Encceja 2025 encerram nesta sexta-feira; exame é destinado a brasileiros no exterior e inclui atendimento especializado.



Os brasileiros que residem no exterior e desejam participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 têm até a próxima sexta-feira, às 23h59 (horário de Brasília), para se inscrever. O processo deve ser realizado exclusivamente por meio do Sistema do Encceja Exterior, onde os candidatos deverão escolher as áreas de conhecimento em que pretendem realizar as provas.

É importante destacar que esse prazo é válido também para aqueles que necessitam de atendimento especializado, bem como para os que desejam utilizar o nome social. Essa opção está disponível para travestis, transexuais e transgêneros que desejam ser reconhecidos conforme a sua identidade de gênero. As solicitações para esses serviços devem ser feitas no ato da inscrição. Entre os participantes que podem solicitar atendimento especializado estão pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes.

A participação no Encceja Exterior é voluntária e gratuita, voltada para jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada. Para se inscrever, é necessário que os candidatos tenham, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio na data da realização do exame.

Para aqueles que se encontram sob Penas Privativas de Liberdade no exterior, as inscrições devem ser feitas no mesmo prazo por meio de um responsável no Consulado-Geral. O exame será aplicado em 28 de setembro, em dois turnos, e a versão para PPL terá suas provas entre 29 de setembro e 3 de outubro, em locais como Nagoia e Tóquio, no Japão, e em Madri, na Espanha.

As provas do Encceja consistem em quatro testes objetivos, cada um com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Os conteúdos abordados variam conforme o nível de ensino, incluindo disciplinas como ciências, matemática, língua portuguesa e história, entre outras.

Os resultados do exame não serão divulgados publicamente, mas serão armazenados pelo Inep, que os disponibilizará a instituições de ensino que firmaram acordos de cooperação técnica. Desde sua criação em 2002, o Encceja tem oferecido oportunidades para jovens e adultos retomarem sua trajetória educacional, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade educacional no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo