EDUCAÇÃO – Inscrições gratuitas para o Fies do primeiro semestre de 2025 se encerram nesta sexta-feira, com mais de 112 mil vagas disponíveis.



O prazo para inscrições gratuitas no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 está se encerrando. Os estudantes interessados em financiar suas mensalidades em instituições privadas de ensino superior têm até as 23h59 desta sexta-feira (7) para se inscreverem.

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos do Fies. No primeiro semestre, serão oferecidas 67.301 vagas, enquanto no segundo semestre serão 44.867 oportunidades.

Para concorrer a uma vaga, os candidatos devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção do Fies, utilizando a conta do Gov.br, o portal de serviços digitais do governo federal. Durante o processo de inscrição, é necessário preencher informações pessoais, escolaridade e indicar opções de cursos, estado e instituição de ensino desejada.

É importante ressaltar que 50% das vagas do Fies serão destinadas a estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) como ativos. Além disso, há reservas específicas para pessoas negras, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os candidatos precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos na média aritmética das cinco provas e nota superior a zero na redação. Não podem se inscrever no Fies os participantes do Enem na condição de treineiros.

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 18 de fevereiro, com prazo para complementação da inscrição entre 19 e 21 de fevereiro. Os estudantes que não forem selecionados na chamada regular entrarão automaticamente na lista de espera, com convocações previstas entre 25 de fevereiro e 9 de abril.

O edital completo do processo seletivo do Fies pode ser consultado no site oficial do programa, com todas as regras e o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação. Aproveite a oportunidade e não perca o prazo para garantir o financiamento dos seus estudos no ensino superior.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo