Metade das vagas oferecidas são reservadas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, que também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) como ativos.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e fazer login com a conta do Gov.br. Na plataforma, devem preencher dados pessoais, escolaridade e indicar a autodeclaração do perfil étnico-racial, caso se encaixem nas vagas reservadas.
Os candidatos devem selecionar três cursos desejados, escolhendo a ordem de prioridade, o estado, município e a instituição de ensino. Após preencher os dados financeiros e da família, é importante salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
A classificação dos candidatos será feita pela ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Os pré-selecionados que atenderem às regras do Fies Social terão o financiamento integral coberto pelo governo federal, podendo chegar a 100% dos encargos educacionais.
O resultado da pré-seleção será divulgado em 18 de fevereiro. Os estudantes que não forem selecionados automaticamente irão para a lista de espera. Ao todo, mais de 112 mil vagas serão ofertadas em 2025, divididas em dois processos seletivos. O Fies é um programa que concede financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sinaes desde 2001.