O pagamento da taxa pode ser feito até o dia 13 de junho em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativo bancário, por meio da Guia de Recolhimento da União emitida pelo sistema. É importante ressaltar que outras formas de pagamento, como PIX, cartão de crédito, transferência ou depósito, não são aceitas. Durante o processo de inscrição, os candidatos devem selecionar a cidade onde desejam realizar o exame e, se necessário, solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
O cartão de confirmação estará disponível a partir do dia 12 de julho para os candidatos inscritos e com pagamento realizado. Para avançar para a segunda etapa do Revalida, os participantes precisam obter no mínimo 64,277 pontos do total de 100 na primeira etapa, de acordo com a nota de corte divulgada no dia 29 de maio no Diário Oficial da União.
O exame tem como objetivo avaliar as habilidades e conhecimentos de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, com base nos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Dividido em duas etapas, teórica e prática, o Revalida aborda cinco áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade.
Durante a primeira etapa, são realizadas provas teóricas, objetivas e discursivas, enquanto na segunda etapa, os profissionais enfrentam dez estações avaliativas, nas quais precisam atender a um Padrão Esperado de Procedimentos (PEP). Todo o processo é baseado na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e normativas associadas, além da legislação profissional brasileira.
