EDUCAÇÃO – Inscrições abertas para prova de habilidades clínicas do Revalida 2024: saiba como participar e se preparar para a avaliação.

Na última sexta-feira, dia 7 de junho, foi aberto o período de inscrições para a prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2024. Os candidatos classificados na primeira etapa já podem se inscrever no Sistema Revalida até o dia 11 de junho. As provas práticas estão agendadas para os dias 20 e 21 de julho, e a taxa de inscrição é de R$ 4.106,09.

O pagamento da taxa pode ser feito até o dia 13 de junho em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativo bancário, por meio da Guia de Recolhimento da União emitida pelo sistema. É importante ressaltar que outras formas de pagamento, como PIX, cartão de crédito, transferência ou depósito, não são aceitas. Durante o processo de inscrição, os candidatos devem selecionar a cidade onde desejam realizar o exame e, se necessário, solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

O cartão de confirmação estará disponível a partir do dia 12 de julho para os candidatos inscritos e com pagamento realizado. Para avançar para a segunda etapa do Revalida, os participantes precisam obter no mínimo 64,277 pontos do total de 100 na primeira etapa, de acordo com a nota de corte divulgada no dia 29 de maio no Diário Oficial da União.

O exame tem como objetivo avaliar as habilidades e conhecimentos de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, com base nos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Dividido em duas etapas, teórica e prática, o Revalida aborda cinco áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade.

Durante a primeira etapa, são realizadas provas teóricas, objetivas e discursivas, enquanto na segunda etapa, os profissionais enfrentam dez estações avaliativas, nas quais precisam atender a um Padrão Esperado de Procedimentos (PEP). Todo o processo é baseado na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e normativas associadas, além da legislação profissional brasileira.

Sair da versão mobile