EDUCAÇÃO – Inscrições abertas para o prêmio Capes Futuras Cientistas que visa incentivar a participação feminina nas ciências exatas.

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do prêmio Capes Futuras Cientistas, que busca reconhecer e valorizar alunas e educadoras de escolas públicas estaduais com o intuito de incentivar a participação feminina nas áreas de ciências exatas e promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho. O processo seletivo vai até o dia 16 de agosto e é direcionado para ex-participantes do módulo Imersão Científica 2023 do Programa Futuras Cientistas, realizado pelo Cetene.

As candidatas interessadas em participar devem preencher o formulário virtual disponível nos sites do Cetene e do Programa Futura Cientistas. As vencedoras serão anunciadas pela Capes em outubro e a premiação está prevista para acontecer em novembro. Para concorrer, as alunas devem ter sido aprovadas para ingressar na graduação de uma universidade pública.

O prêmio Capes Futuras Cientistas contemplará 69 mulheres, incluindo 27 estudantes, uma de cada unidade federativa, além de professoras e tutoras com projetos aprovados no programa. As vencedoras receberão certificado, medalha e, as professoras e tutoras, apoio financeiro para participação em congresso nacional relacionado à área de seus projetos de trabalho, com valor máximo de R$ 6 mil.

A iniciativa é coordenada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). O edital completo está disponível no site da Capes e dúvidas podem ser esclarecidas através dos e-mails disponíveis no texto.

O prêmio Capes Futuras Cientistas visa enaltecer o trabalho e a dedicação das mulheres brasileiras na área científica, incentivando e reconhecendo o potencial feminino nesse campo de atuação. Sua importância se destaca ao promover a equidade de gênero e incentivar jovens estudantes a seguirem carreiras na ciência e tecnologia.

Sair da versão mobile