Os participantes que necessitarem de atendimento especializado poderão contar com suporte para diversas condições, como baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, entre outras. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras necessidades específicas também podem ser contemplados com atendimento diferenciado durante a realização do exame.
O edital do Encceja 2024 foi divulgado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aqueles que faltaram ao exame no ano anterior precisam justificar a ausência para se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Caso a justificativa não seja aceita, será necessário ressarcir o Inep no valor de R$40.
O pagamento do valor devido poderá ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição e aceito em qualquer banco ou casa lotérica. O Encceja, que teve sua primeira edição em 2002, tem o objetivo de avaliar as competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.
O Inep é o responsável pela aplicação do exame, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, enquanto a emissão do certificado e da declaração de proficiência fica a cargo das secretarias de Educação. Este é um importante passo para aqueles que desejam obter o diploma de ensino fundamental ou médio e elevar sua qualificação educacional.