EDUCAÇÃO – Inscrições Abertas para Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ilum Escola em Campinas; Vagas Gratuitas e Benefícios Exclusivos.

A Ilum Escola de Ciência, uma instituição pública de educação superior vinculada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas, São Paulo, anunciou a abertura das inscrições para o seu processo seletivo, que é gratuito. Com uma proposta educacional inovadora, a faculdade oferece anualmente 40 vagas para o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Destes, 50% das vagas são reservadas para estudantes que vieram de escolas públicas, evidenciando o compromisso da instituição com a inclusão social.

Os alunos da Ilum têm acesso a uma série de benefícios que incluem moradia, alimentação e transporte, tudo sem custos. Além dessas facilidades, a escola oferece aulas de inglês, apoio psicológico e um notebook para facilitar a realização das atividades acadêmicas. Essa preocupação em fornecer uma infraestrutura completa visa garantir que os estudantes tenham condições adequadas para se dedicar integralmente aos estudos.

O curso destaca-se por sua abordagem interdisciplinar, que se estende ao longo de três anos em regime de aulas em período integral. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar tanto experiências teóricas quanto práticas em diversas disciplinas, como Química, Física, Matemática, Biologia, Inteligência Artificial, Empreendedorismo e Humanidades. Além disso, eles têm acesso aos laboratórios do CNPEM, que é um dos mais respeitados centros de pesquisa do Brasil e abriga o inovador acelerador de partículas Sirius.

O foco da formação vai além da preparação acadêmica; busca-se capacitar os jovens para que possam atuar com eficácia em instituições de pesquisa, tanto no setor público quanto no privado, e em empresas de alta tecnologia.

Os interessados em se candidatar têm até o dia 15 de dezembro para se inscreverem no processo seletivo, que pode ser realizado online através do site oficial da escola. Na inscrição, é necessário enviar uma carta na qual o candidato deve relatar suas experiências de vida e suas motivações para ingressar no curso. A primeira fase da seleção basear-se-á nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com os 250 melhores colocados sendo convocados para entrevistas individuais, que ocorrerão remotamente em janeiro de 2026. A divulgação da lista preliminar de aprovados está prevista para acontecer ainda no mesmo mês.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo