De acordo com o edital, o teste está programado para acontecer entre os dias 22 e 25 de outubro deste ano, em postos localizados tanto no Brasil, quanto no exterior. O resultado será divulgado no dia 16 de dezembro e as inscrições devem ser realizadas entre os dias 5 e 16 de agosto por meio do Sistema Celpe-Bras.
No momento da inscrição, os participantes precisam indicar o país e o posto escolhido para realização das provas, informar o número do passaporte ou documento de identificação válido, além de fornecer um endereço de e-mail e número de telefone válidos. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 259 para postos no Brasil e US$ 120 para postos no exterior, deve ser feito entre os dias 5 e 21 de agosto.
O exame é dividido em duas partes: uma escrita, com quatro tarefas de produção textual que englobam diferentes componentes da língua portuguesa, e uma oral, que consiste em uma interação presencial entre o participante e os avaliadores. Participantes que necessitarem de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social devem fazer a solicitação no momento da inscrição e apresentar a documentação necessária.
O Celpe-Bras é reconhecido como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa por instituições de ensino superior e é destinado a estrangeiros que desejam ingressar em cursos de graduação, programas de pós-graduação ou validar diplomas para trabalho no Brasil. O Inep oferece atendimento especializado para participantes com diversas necessidades, como baixa visão, surdez, dislexia, entre outras condições específicas.