O Encceja, realizado pelo Inep, tem como objetivo avaliar os aprendizados, competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada, seja por meio escolar ou extraescolar. Por meio do exame, este público tem a oportunidade de obter a certificação do ensino fundamental e médio, de acordo com seu desempenho nas provas.
Para participar do Encceja, os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o exame devem indicar as unidades de aplicação e o responsável pedagógico no período de 15 de julho a 2 de agosto. Além disso, os responsáveis pedagógicos pelos jovens e adultos privados de liberdade devem inscrever os participantes entre 22 de julho e 9 de agosto.
As provas do Encceja serão aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. No caso do Encceja de 2024 para pessoas privadas de liberdade, as provas acontecerão nos dias 15 e 16 de outubro, respectivamente para o ensino fundamental e médio, dentro das unidades prisionais e socioeducativas.
O exame contará com quatro provas objetivas, abordando diferentes áreas de conhecimento de acordo com o nível de ensino. O Inep disponibilizou uma página com material de estudo para os participantes se prepararem para o exame.
O Encceja é uma oportunidade para os jovens e adultos retomarem sua trajetória escolar e as secretarias de Educação utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Desde 2002, o exame tem servido como referência nacional para avaliar jovens e adultos, contribuindo para a implementação de políticas para a melhoria da qualidade da educação.
O edital do Encceja de 2024 já está disponível para consulta e mais informações podem ser obtidas por meio do telefone do MEC, o 0800-616161. Este exame nacional é uma importante ferramenta para avaliar e certificar jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e na sociedade.