De acordo com o Inep, os resultados estarão disponíveis para consulta tanto no Sistema PPL quanto no Sistema Encceja Exterior. Os responsáveis pedagógicos poderão verificar as notas dos participantes que realizaram os exames voltados para pessoas privadas de liberdade ou em medida socioeducativa.
O Encceja PPL foi aplicado nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, em unidades prisionais e socioeducativas que aderiram ao exame no território nacional. Enquanto isso, o Encceja Exterior PPL aconteceu entre 21 de outubro e 1º de novembro em unidades prisionais localizadas em Nagoya e Tóquio, no Japão, e na capital espanhola, Madri.
Além disso, as provas do Encceja Exterior foram realizadas em diversas cidades ao redor do mundo, como Frankfurt (Alemanha), Barcelona e Madri (Espanha), Paris (França), Boston, Miami e Nova Iorque (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), entre outras.
O Encceja é uma iniciativa implementada pelo Inep desde 2002, com o objetivo de permitir que jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada possam obter a certificação do ensino fundamental e médio. O exame é voluntário, gratuito e avalia competências e habilidades adquiridas durante o processo educacional ou extraescolar.
Segundo o Instituto, as secretarias de Educação e institutos federais utilizam os resultados do Encceja como base para certificar os participantes em relação à conclusão do ensino fundamental e médio. Além disso, o exame é fundamental para a avaliação de jovens e adultos, sendo uma referência nacional para a educação brasileira. O Inep ressaltou também que o Encceja contribui para a implementação de políticas e procedimentos visando a melhoria na qualidade da educação de jovens e adultos, além de possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional do Brasil.