A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estabeleceu a meta de montar cerca de 100 mil kits escolares completos, que garantam que os estudantes possam retornar às aulas em condições adequadas. Os itens sugeridos para doação incluem mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas, apontadores, giz de cera, estojos, borrachas, réguas e garrafas para transportar líquidos, entre outros.
A equipe da Seduc será responsável por selecionar e organizar os donativos para montar cada kit, levando em consideração a idade e série escolar de cada beneficiário. Além disso, a secretaria estima que será necessário recompor o acervo mínimo de 138 bibliotecas escolares que foram destruídas pelas enchentes, necessitando de 48.662 títulos de literatura.
Para atingir a meta de 245.090 livros doados, a campanha Mochila Cheia também aceitará livros de literatura infantojuvenil. Os interessados em contribuir podem consultar a lista completa de títulos no site da Seduc. O primeiro ponto de coleta da campanha está localizado na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira, em Porto Alegre, e funcionará das 10h às 16h.
Nas regiões do interior, as doações serão recebidas e organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação. No total, o Rio Grande do Sul possui 2.338 escolas públicas estaduais, com mais de 741,8 mil estudantes matriculados. Ainda, segundo informações do governo estadual, 94,2% das unidades de ensino já retomaram as atividades, com 92,8% dos estudantes retornando às salas de aula.
Entretanto, 1.086 escolas foram impactadas pelas fortes chuvas em 255 municípios, apresentando danos estruturais, problemas de acesso ou sendo utilizadas como abrigos emergenciais. A campanha Mochila Cheia busca auxiliar na recuperação e melhoria das condições de ensino para esses estudantes afetados pelas enchentes.