A estrutura da divulgação incluiu uma organização metódica, segmentando os conteúdos por dia de aplicação e pela cor dos cadernos, que variam entre azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo, além de categorizar os diferentes tipos de questões. Embora a previsão inicial fosse que os gabaritos fossem divulgados apenas na quinta-feira, a divulgação antecipada ocorreu devido a relatos de possíveis vazamentos de questões que se assemelhavam às que foram aplicadas no exame.
Em uma entrevista recente, o ministro da Educação mencionou que, após investigações preliminares, foi identificada a divulgação imprópria de questões por um indivíduo que participou de um pré-teste. Como medida de prevenção e para assegurar a integridade do processo, três questões da prova foram anuladas. Essa decisão busca garantir a isonomia entre os candidatos, uma vez que um número significativo de pessoas teve acesso ao conteúdo antes da aplicação oficial.
O Ministério da Educação também solicitou à Polícia Federal que investigue o caso para apurar a origem do possível vazamento. Apesar do incidente, o ministro garantiu que as restantes 87 questões do segundo dia de prova permanecem válidas, afirmando que a anulação das três questões foi uma medida prudente para proteger todos os participantes do exame.
O Enem 2025 testou competências em áreas como ciências da natureza e matemática, com os candidatos enfrentando um total de 90 questões de múltipla escolha. Para garantir a acessibilidade, os cadernos de provas foram adaptados para leitura por um software específico, beneficiando candidatos com deficiência visual.
Além disso, aproximadamente 70% dos candidatos inscritos compareceram ao Enem 2025, que foi realizado em cerca de 165 mil salas de aula em todo o Brasil. Aqueles que não puderam participar por motivos justificados poderão solicitar a reaplicação do exame nos dias 16 e 17 de dezembro, conforme estabelecido nas diretrizes do edital.
Por fim, o Inep ressaltou que a nota do Enem não é determinada simplesmente pelo número de respostas corretas, uma vez que o cálculo das proficiências segue uma metodologia complexa, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a coerência e o grau de dificuldade das questões respondidas.
