Além disso, o prazo para solicitar a reaplicação do Enem já começou e vai até sexta-feira (17). Os estudantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Esta possibilidade também se estende para aqueles que foram alocados em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição. As solicitações devem ser feitas na Página do Participante.
O Enem é uma avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, os resultados do Enem são utilizados como critério único ou complementar nos processos seletivos das universidades e também servem como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com a divulgação dos gabaritos e o início do prazo para pedidos de reaplicação, o Enem 2021 entra em uma nova fase, na qual os estudantes aguardam ansiosamente para conferir seu desempenho e, para alguns, a oportunidade de realizar a prova novamente. O resultado do Enem é aguardado não apenas pelos candidatos, mas também pelas instituições de ensino e programas do governo que utilizam a nota como critério de seleção. Agora, cabe aos candidatos ficarem atendo ao portal do Inep para conferir os gabaritos e realizar os procedimentos necessários para a reaplicação, caso necessário.