As provas tiveram início às 13h30 e têm previsão de encerramento para as 18h, porém, para os estudantes que solicitaram e tiveram o pedido de tempo adicional aceito, será acrescido mais uma hora para a conclusão do exame. Nesta edição, estão sendo avaliados cursos de 17 áreas diferentes, incluindo artes visuais, ciências biológicas, ciências socais, computação, entre outras.
A participação no Enade é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou prática, conforme os critérios estabelecidos em edital. Além disso, a partir deste ano, os cursos de licenciatura passarão a ser avaliados anualmente pelo exame, que costumava ser aplicado a cada três anos.
Uma novidade que está sendo estudada pelo governo federal é a possibilidade de utilizar o Enade como uma seleção unificada para professores. O Ministério da Educação (MEC) planeja realizar uma prova única que ajudará estados e municípios a selecionar professores para as escolas públicas de todo o país. Essa seleção unificada estará disponível para os entes federados que desejarem aderir a avaliação, uma vez que atualmente cada estado e município é responsável por suas próprias seleções.
O Enade é uma importante ferramenta de avaliação que contribui para a melhoria da qualidade do ensino superior no Brasil, fornecendo dados e indicadores que auxiliam na implementação de políticas educacionais mais eficientes e adequadas às necessidades dos estudantes e das instituições de ensino.