EDUCAÇÃO –

Estudantes Se Prepararam com Dedicação e Fé para o Enem em Brasília

As estudantes Luísa Silveira e Clariana Ribeiro se destacam entre os milhares de jovens que se prepararam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Brasília. Chegando com quase duas horas de antecedência à Universidade do Distrito Federal (UDF), elas demonstram a determinação que muitos alunos têm em busca de um futuro acadêmico promissor.

Luísa, de 17 anos, está cursando o 2º ano do ensino médio e se inscreveu para fazer a prova como treineira. Com o sonho de ingressar na área da saúde, seja em medicina ou enfermagem, ela enfrentou um desafio significativo ao ter que se internar por 45 dias devido a uma pneumonia. Embora tenha cogitado desistir do Enem, sua alta hospitalar próxima à data da prova reacendeu sua esperança. “Estudei muito e estou decidida a fazer o exame”, afirmou, refletindo sobre as dificuldades que superou ao longo do caminho.

A amiga Clariana, com 18 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e fez uma drástica mudança em sua vida ao deixar Vitória da Conquista, na Bahia, para estudar em Brasília. Hospedada com os tios, ela enfrenta a pressão de estar longe da família, mas mantém a determinação de dar orgulho a eles ao conquistar uma vaga na faculdade de medicina. “Estou tranquila e me preparei muito este ano. Essa prova é a mais importante da minha vida, e não posso me atrasar”, disse, explicando a importância do Enem em seus planos.

Outro estudante, Kernus Aleksander Marques, também decidiu chegar cedo ao local da prova. Com 18 anos e no 3º ano do ensino médio, ele almeja uma vaga em ciência da computação. Ele se sente preparado e otimista para a realização do exame, valorizando a experiência de anos anteriores como treineiro. “Estudar quatro horas por dia me ajudou a me sentir confiante”, revelou.

Além do compromisso e das ansiedades que cercam o dia das provas, um grupo da Legião de Maria, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, está presente para oferecer apoio espiritual aos estudantes. Montando um altar com a imagem de Nossa Senhora das Graças, o grupo oferece bênçãos e orações aos candidatos, buscando acalmar os corações e iluminar suas mentes para que tenham um bom desempenho.

A atmosfera no local é de expectativa e esperança, refletindo os sonhos e esforços de jovens que veem no Enem a oportunidade de transformarem suas vidas por meio da educação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo