EDUCAÇÃO – Estudantes do Fies já podem verificar pré-seleção na lista de espera até 19 de setembro; mais de 112 mil vagas disponíveis para 2025.

Estudantes na Lista de Espera do Fies: Pré-Seleção Disponível para Consulta

Os alunos que se encontram na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2025, podem agora verificar sua pré-seleção. O Fies, que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior, financia a graduação em instituições privadas que possuam avaliação favorável no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para fazer a consulta, os interessados devem acessar a página do programa no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As convocações dos pré-selecionados por meio da lista de espera acontecerão até o dia 19 de setembro, e os candidatos têm a oportunidade de acompanhar sua classificação exclusivamente na plataforma do Fies. É importante ressaltar que a pré-seleção depende da disponibilidade de vagas em cada curso, considerando também o turno e a localização da instituição educacional. O Ministério da Educação (MEC) ressalta que a modalidade de concorrência e o tipo de vaga também são fatores determinantes nesse processo.

A participação na lista de espera para o Fies é automática, o que significa que todos os inscritos que não foram pré-selecionados na chamada única serão incluídos. Nesta edição, o programa recebeu um total de 276.140 inscrições, com 111.402 alunos efetivamente inscritos. Cada candidato teve a opção de escolher até três cursos de interesse. Neste ano, o MEC disponibilizou mais de 112 mil vagas, somando as oportunidades do primeiro e do segundo semestres, com 74,5 mil vagas destinadas especificamente ao segundo.

Para os candidatos pré-selecionados, o primeiro passo é acessar a plataforma Fies Seleção com o login do portal Gov.br, onde devem complementar sua inscrição em até três dias úteis. Essa etapa consiste na confirmação de informações previamente declaradas. Após essa complementação, é necessário que os alunos comprovem as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino em que foram selecionados. O prazo para essa comprovação é de cinco dias úteis.

Caso a comissão identifique incoerências nas informações fornecidas, pode exigir documentação adicional. Se a documentação for aprovada, os estudantes devem validar essas informações em um agente financeiro em até dez dias. Somente após essa validação será possível formalizar a contratação do financiamento.

Outro ponto importante é que metade das vagas disponíveis são reservadas para o Fies Social, destinado a candidatos cuja renda familiar per capita não ultrapasse meio salário mínimo. Esse grupo é dispensado da comprovação de renda, mas deve apresentar outros dados à comissão da instituição. Durante a complementação da inscrição, também é possível solicitar financiamento que cobre até 100% dos encargos educacionais.

Sair da versão mobile