EDUCAÇÃO –

Estudantes do Fies com dívidas podem renegociar até 2026, com condições facilitadas e descontos de até 100% em juros e multas

A partir deste sábado, 1º de dezembro, estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes a contratos assinados a partir de 2018, poderão renegociar suas pendências financeiras até dezembro de 2026. Segundo estimativas do Ministério da Educação (MEC), essa nova medida deve beneficiar aproximadamente 160 mil alunos que estão enfrentando dificuldades financeiras, totalizando cerca de R$ 1,8 bilhão em saldo devedor.

O objetivo central dessa ação é proporcionar uma oportunidade para que os estudantes regularizem suas situações financeiras, limpando seus nomes e evitando que fiquem registrados em cadastros de inadimplentes. O Fies é um programa do MEC voltado ao financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior, e a renegociação se torna um alicerce importante para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica.

A Caixa Econômica Federal será a responsável pela administração da renegociação, que poderá ser realizada digitalmente por meio do aplicativo Fies Caixa ou através do site do banco. Para isso, os estudantes devem usar seu CPF e senha, dispensando a necessidade de comparecer a uma agência física. Essa facilitação digital reflete uma tendência crescente de desburocratização dos serviços financeiros.

A formalização do novo acordo acontecerá através de um termo aditivo ao contrato original, que deve receber a concordância explícita do estudante e de seus fiadores. Esta nova obrigação de pagamento trará um novo prazo e valor a serem quitados. É importante ressaltar que, caso o aluno não cumpra com as parcelas do acordo renegociado, tanto ele quanto os fiadores poderão ser incluídos em cadastros de devedores.

O novo programa de regularização oferece condições vantajosas, permitindo o parcelamento do saldo devedor em até 180 vezes, o que equivale a 15 anos, e com a isenção total de juros e multas acumuladas. A parcela mínima a ser paga será de R$ 200, salvo em casos em que o total da dívida seja inferior a esse montante. Os interessados em renegociar suas dívidas devem estar cientes de alguns requisitos: ter contratos assinados a partir de 2018, estar na fase de amortização — o que significa que já concluíram os estudos e começaram a fazer pagamentos — e ter pendências com mais de 90 dias de atraso, a partir de 31 de julho de 2025.

Com essa nova fase de renegociação, espera-se não apenas aliviar a carga financeira dos estudantes, mas também incentivá-los a retomar seus compromissos financeiros, abrindo portas para um futuro acadêmico e profissional mais promissor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo