Os dados a serem fornecidos nesta etapa são complementares às informações já prestadas e incluem detalhes essenciais, como a confirmação do endereço e os contatos telefônicos e de e-mail, um detalhamento do grupo familiar, além da especificação do semestre de ingresso na faculdade. Os pré-selecionados também deverão informar o percentual do financiamento requerido, escolher o banco com o qual desejam formalizar o contrato e fornecer o valor da mensalidade, que será utilizado para calcular o montante do financiamento.
Para aqueles que optaram pelo Fies Social, há a possibilidade de solicitar a contratação de um financiamento integral, que cobre até 100% dos custos educacionais cobrados por instituições privadas de ensino superior. O resultado da pré-seleção foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira.
Os estudantes que se enquadram nos critérios do Fies Social, que atende aqueles com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e registro ativo no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), têm algumas facilidades. Uma delas é a dispensa da comprovação da renda familiar perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição, embora ainda sejam obrigados a validar outras informações.
Após a etapa de complementação, será necessário que os alunos comprovem as informações fornecidas em até cinco dias úteis diretamente na instituição de ensino. As vagas não preenchidas durante esse primeiro período de seleção serão disponibilizadas na chamada do segundo semestre, e aqueles que não foram pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera, sendo convocados na ordem de classificação ao longo de um período específico.
Neste primeiro semestre, o processo seletivo do Fies disponibilizou 67.301 oportunidades em 1.421 instituições de ensino superior, abrangendo 19.834 cursos. Ao longo de 2026, o programa prevê um total de 112.168 vagas, sendo 50% delas reservadas para o Fies Social, além de privilégios para candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O número de interessados chegou a 210.108, resultando em 528.175 inscrições. Anualmente, o Fies realiza dois processos seletivos regulares, um para cada semestre, além de vagas remanescentes que são disponibilizadas após esses períodos.
