Estudantes do Ensino Médio no Brasil Adotam Inteligência Artificial para Pesquisas Escolares
Uma pesquisa recente revelou que 70% dos alunos brasileiros do ensino médio que utilizam a internet fazem uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como ChatGPT e Gemini, para auxiliar em suas pesquisas escolares. Este dado faz parte da 15ª edição da pesquisa TIC Educação, divulgada recentemente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Essa utilização crescente de tecnologias emergentes ressalta uma mudança significativa nas práticas educativas entre os jovens.
Os dados mostram que, além dos estudantes do ensino médio, 37% dos alunos do ensino fundamental também empregam tais ferramentas na busca de informações. O levantamento foi realizado entre agosto do ano passado e março deste ano, abrangendo uma amostra de 1.023 escolas em todo o Brasil, com a participação de gestores, coordenadores, professores e alunos.
A coordenadora do estudo ressaltou a necessidade de adaptar os métodos de ensino em resposta ao uso crescente da IA. Apesar da alta taxa de estudantes que já se valem dessas tecnologias, apenas 32% deles relataram ter recebido orientações sobre como utilizá-las de forma adequada nas instituições de ensino. Essa lacuna no conhecimento é preocupante, pois a utilização inadequada de IA pode comprometer a integridade da informação e a avaliação das fontes.
Os gestores escolares já estão reconhecendo a importância de discutir o uso das novas tecnologias. Cerca de 68% dos dirigentes relataram ter realizado reuniões com professores e 60% com os pais para debater as implicações do uso de IA nas atividades escolares. Embora o uso de celulares nas escolas seja um tema frequente nas reuniões, 40% dos gestores também discutiram a aplicação de ferramentas de IA nas aulas.
Além disso, a pesquisa também abrangeu o uso de celulares nas instituições educacionais, revelando um aumento na restrição do uso desses dispositivos. As normas sobre o uso de celulares nas escolas variaram, com uma crescente porcentagem de instituições proibindo totalmente seu uso.
Por fim, a conectividade nas escolas brasileiras é quase universal, com 96% das instituições tendo acesso à internet. Contudo, as desigualdades no uso de tecnologias digitais ainda persistem, especialmente entre diferentes tipos de escolas. Enquanto 67% dos alunos das redes estaduais utilizam a internet para atividades escolares, apenas 27% dos alunos da rede municipal têm a mesma experiência.
A pesquisa reflete a necessidade urgente de formação contínua para os educadores, uma vez que a queda no número de professores que participaram de capacitações relacionadas ao uso de tecnologia digital destaca um desafio importante na adaptação ao novo cenário educacional.