EDUCAÇÃO – Especialistas discutem Inteligência Artificial e Governança de Dados na Educação em seminário promovido pelo Ministério da Educação.

Na última semana, pesquisadores e gestores públicos se reuniram para discutir a utilização da inteligência artificial e a governança de dados nas políticas públicas de educação. O seminário intitulado Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial, promovido pelo Ministério da Educação, teve como objetivo apresentar alternativas para o gerenciamento de informações que garantam direitos e subsidiem a tomada de decisões no âmbito educacional. O evento, realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), contou com a participação de especialistas renomados na área.

Durante as discussões, foi ressaltada a importância de se analisar em tempo real dados como a frequência em aulas, como forma de auxiliar as instituições de ensino na implementação de medidas necessárias para apoiar os estudantes, visando garantir sua permanência e acesso à educação. Anita Gea Martinez Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), destacou o desafio de obter documentos como o histórico escolar da educação básica para alunos que passaram por diferentes instituições, ressaltando a necessidade de atualização dos métodos de tratamento de dados na rede educacional.

Nesse sentido, foi apresentado o Gestão Presente, um hub educacional desenvolvido em parceria entre o MEC e o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL), que atua como um repositório de dados da Educação Básica, auxiliando nos processos de gestão escolar, como diário de classe e matrícula. Além disso, Vilmar Klemann, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apontou desafios como dados incorretos, falta de profissionais qualificados e rotatividade elevada nas redes municipais de ensino.

As discussões também destacaram a aplicação da tecnologia não apenas como recurso educacional, mas como ferramenta de otimização, capaz de tornar a gestão educacional mais eficiente. Para ter acesso aos debates, os interessados podem conferir o canal do MEC no YouTube ou acessar a página oficial do evento.

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