EDUCAÇÃO – Escolas nacionais são convidadas a entrar no desafio computacional e demostrar suas habilidades tecnológicas.



Estão abertas as inscrições para o Bebras Brasil – Desafio Internacional de Pensamento Computacional, destinado a escolas públicas e particulares. O prazo para inscrição vai até o dia 1º de novembro. O objetivo dessa competição é testar as habilidades dos estudantes na resolução de problemas e situações que envolvam o pensamento computacional.

O Bebras é uma competição que acontece em 75 países e foi criada na Lituânia pela professora Valentina Dagiené. A palavra “Bebras” em lituano significa castor, e esse animal é considerado inteligente e ágil, por isso foi escolhido como mascote do concurso. Essa será a segunda edição do Bebras no Brasil, que contou com a participação de 8,5 mil estudantes no ano passado.

A diretora da UpMat Educacional, Cristina Diaz, destacou que o principal objetivo do desafio é despertar a curiosidade e o interesse pela computação na educação básica por meio de atividades divertidas. Segundo Diaz, é interessante que as crianças tenham contato com o universo da computação e do pensamento computacional antes mesmo de lidarem com aparelhos eletrônicos e programação.

Além do Bebras, a UpMat também é responsável pela realização do Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil, que contou com a participação de 960 mil estudantes brasileiros este ano.

As provas do Bebras são voltadas para estudantes a partir do terceiro ano do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. As questões são de múltipla escolha e, de acordo com Diaz, não exigem conhecimentos prévios em computação. São questões que mobilizam habilidades como decomposição, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico.

A aplicação das provas será realizada no Brasil entre os dias 6 e 10 de novembro e os resultados serão divulgados no dia 4 de dezembro. A coordenação de cada escola decidirá se as provas serão aplicadas presencialmente ou não.

Todos os participantes receberão premiações digitais e certificados de participação. Os 10% dos estudantes com melhor desempenho em âmbito nacional serão premiados nas categorias ouro, prata, bronze e honra ao mérito.

Para participar do Bebras, as escolas de educação básica devem se inscrever e pagar uma taxa única, que é de R$ 260 para escolas públicas e R$ 520 para privadas. Mais informações podem ser encontradas no site do desafio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo