EDUCAÇÃO – Escolas do Rio de Janeiro serão premiadas pelo combate à evasão no ensino médio com imersão internacional e materiais.



Diretores de escolas no estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de serem premiados caso consigam reduzir significativamente a evasão de estudantes no ensino médio. O Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio foi lançado nesta quarta-feira (18), com o intuito de reconhecer e incentivar os gestores que se destacarem nesse desafio. A premiação inclui uma imersão internacional e materiais para a escola.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e o Firjan SESI. No total, serão premiadas 66 escolas que apresentarem a maior redução percentual da taxa de abandono escolar entre os anos de 2023 e 2024. Em caso de empate, será considerada a escola com o menor índice absoluto de abandono escolar em 2024.

A apuração dos resultados ficará a cargo da Divisão de Análise de Dados da Educação e Cultura e da Divisão de Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI, com base nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para o segundo semestre de 2025. Serão concedidos o Prêmio Ouro, destinado a 14 escolas que receberão um programa de imersão internacional para o gestor e materiais para auxiliar no aprendizado dos alunos, e o Prêmio Prata, que contemplará 52 escolas com um Programa de Imersão Nacional para o Gestor.

Segundo dados do Censo Escolar, o ensino médio é a etapa com maior taxa de repetência (3,9%) e de evasão (5,9%). O estudo “Combate à Evasão no Ensino Médio: Desafios e Oportunidades”, realizado pela Firjan SESI e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revela que meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam a escola a cada ano.

Portanto, a promoção desse prêmio se mostra como uma importante iniciativa para incentivar a melhoria da educação no estado do Rio de Janeiro, reconhecendo e premiando os esforços dos gestores em combater a evasão escolar e garantir o acesso e a permanência dos estudantes no ensino médio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo