EDUCAÇÃO – Escola de Verão do INPO reúne jovens pesquisadores de nove países para explorar modelagem numérica em estudos de resiliência costeira no Brasil.

Jovens Pesquisadores Internacionalmente Reunidos na Escola de Verão 2025 do INPO

Entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2025, o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) irá acolher jovens pesquisadores de nove países na sua Escola de Verão, um evento que promete ser um marco na formação de novos talentos na área da ciência do mar. Com o tema “Fundamentos de Modelagem Numérica e Análise de Dados: Aplicação em Estudos de Resiliência Costeira”, o programa foi estruturado para oferecer uma experiência de aprendizado altamente interativa.

A Escola de Verão contará com uma variedade de atividades, incluindo palestras, discussões em grupo e exercícios práticos. Os participantes também terão a oportunidade de realizar visitas técnicas aos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enriquecendo ainda mais a experiência acadêmica e profissional oferecida. De acordo com informações do INPO, o evento representa uma excelente oportunidade para que pesquisadores em início de carreira possam explorar conceitos fundamentais de modelagem e suas aplicações em processos costeiros.

Os alunos terão a chance de estudar e testar técnicas práticas utilizando o Brasil como um estudo de caso, o que permitirá uma compreensão contextualizada e aplicável às realidades de suas regiões de origem. Estes jovens cientistas vêm de diversas áreas do conhecimento, como Oceanografia, Matemática e Engenharia, com ênfase na ciência do oceano, refletindo a ampla interdisciplinalidade do campo.

O corpo docente da Escola de Verão será composto por professores renomados, incluindo a pesquisadora Nadia Pinardi, da Universidade de Bolonha, que é reconhecida por seu trabalho no Programa CoastPredict. Este programa se dedica a desenvolver sistemas de alerta precoce abrangentes para responder aos múltiplos riscos associados ao oceano e às mudanças climáticas. Janice Trotte-Duhá, diretora de Infraestrutura e Operações do INPO, enfatizou a importância de capacitar esses jovens profissionais para que eles possam integrar as melhores práticas sustentáveis e de planejamento Oceânico em seus países.

Ao longo do curso, especialistas da área também estarão presentes para contribuir com palestras sobre as mais recentes inovações em modelagem e discutir iniciativas voltadas para a resiliência costeira. Além disso, exercícios práticos que envolvem o uso de bancos de dados oceanográficos e atmosféricos serão parte da rotina, oferecendo uma abordagem aplicada ao aprendizado.

Este projeto é uma colaboração entre o INPO, o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE) da UFRJ e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integrando-se às atividades do Projeto Okeano, parte central da Aliança Atlântica para a Pesquisa e Inovação (AAORIA).

O INPO, como uma organização social vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é dedicado ao avanço do conhecimento sobre os ecossistemas oceânicos, contando com uma rede de mais de 1.400 pesquisadores ligados às principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil. A Escola de Verão 2025 não só promete ser um espaço de aprendizado, mas também um ponto de conexão entre jovens promissores que estão moldando o futuro da pesquisa oceânica.

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