EDUCAÇÃO – Equipe de Engenharia da UFRJ conquista bicampeonato no Petrobowl Championship em Nova Orleans, nos Estados Unidos

Os alunos do curso de engenharia do petróleo da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conquistaram, pelo segundo ano consecutivo, o título de campeões do Petrobowl Championship. A competição, que aconteceu em Nova Orleans, nos Estados Unidos, é organizada pela Society of Petroleum Engineers (SPE) e reúne estudantes de 32 países ao redor do mundo.

A equipe da Politécnica da UFRJ, formada por Bruno de Almeida Leite, Gilles Garcia Dias, Matheus Bernadaro Dutra, Karina Policarpo dos Santos e Yan Nascimento Furtado, sagrou-se campeã ao vencer os competidores da Indonésia na final. Como prêmio, os alunos receberam US$ 5 mil, o equivalente a cerca de R$ 27 mil.

O Petrobowl Championship foi criado em 2002 e se tornou uma competição global em 2014. O formato do torneio consiste em perguntas técnicas e não técnicas relacionadas à indústria do petróleo, que devem ser respondidas rapidamente, em um estilo de quiz. Esta é a segunda vez que a UFRJ conquista o título, a primeira vez foi em 2016, durante a edição realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Desde 2015, quando o campeonato passou a aceitar participantes de fora dos Estados Unidos, a University of Oklahoma e a Universidad Nacional Autónoma de México venceram quatro vezes cada, enquanto a UFRJ conquistou o título em duas ocasiões.

A vitória da equipe da UFRJ no Petrobowl Championship reforça a excelência e o alto nível de ensino da instituição, além de valorizar o talento e a dedicação dos estudantes de engenharia do petróleo. O bicampeonato representa um grande feito para a universidade e para o Brasil, demonstrando o potencial dos jovens engenheiros brasileiros no cenário internacional da indústria de óleo e gás.

Sair da versão mobile