EDUCAÇÃO – Encerramento da lista de espera do Prouni para o primeiro semestre de 2025: estudantes têm até quinta-feira para manifestar interesse.



O Programa Universidade Para Todos (Prouni) está com inscrições abertas para a lista de espera do primeiro semestre de 2025. Os estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior têm até às 23h59 de quinta-feira (27) para manifestar a sua intenção.

O Prouni, que completa 20 anos em 2025, já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes entre 2005 e 2024. Podem participar da lista de espera os estudantes que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares do programa ou que foram reprovados por falta de formação de turma.

O registro na lista de espera deve ser feito de forma online, através da página do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o CPF e a senha da conta da plataforma Gov.br. A divulgação dos pré-selecionados por meio da lista de espera está prevista para o dia 1º de abril.

Os candidatos que estiverem na lista de espera terão entre os dias 1º e 11 de abril para comparecer à faculdade privada escolhida e comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. São solicitados documentos de identificação, comprovantes de residência, rendimentos, ensino médio e outras informações relevantes para a concessão das bolsas.

É importante destacar que o processo é totalmente gratuito e que as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do Ministério da Educação (MEC). Na edição de 2025 do Prouni, 1,5 milhão de inscrições foram realizadas, com 768.296 pessoas se inscrevendo para concorrer às bolsas em mais de mil instituições privadas em todo o país.

Dessa forma, o Prouni continua sendo uma importante oportunidade de acesso ao ensino superior para milhares de estudantes brasileiros de baixa renda, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais e o desenvolvimento social do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo