Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, o Questionário de AP do estudante tem a finalidade de avaliar conhecimentos, competências e habilidades práticas adquiridas durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais. Após a entrega desse questionário, os estudantes serão avaliados durante a regência de uma aula observada, a fim de coletar informações sobre as características e condições de trabalho do docente. Vale ressaltar que os estágios supervisionados são obrigatórios e devem ser realizados em escolas de educação básica públicas ou privadas.
A grande novidade desta edição do Enade é a inclusão da avaliação prática dos estudantes de graduação direcionados à docência. Antes da avaliação teórica, os inscritos já haviam preenchido o questionário do estudante, que visa coletar informações sobre o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos de formação até o ensino superior.
O Enade é um componente curricular obrigatório e condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou prática devem se inscrever, de acordo com os critérios estabelecidos em edital. Nesta edição, estão sendo avaliados os desempenhos dos futuros docentes de 17 áreas de conhecimento, incluindo artes visuais, ciências biológicas, geografia, letras, matemática, pedagogia, entre outras.
Além de avaliar o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias, o Enade contribui para a construção e aperfeiçoamento de políticas públicas educacionais. Os resultados das provas são importantes para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Dessa forma, o exame também auxilia as instituições de ensino superior a melhorarem seus processos pedagógicos. A participação dos estudantes é fundamental para garantir a qualidade da formação dos futuros profissionais da educação.