A obrigatoriedade da participação no Enade não pode ser subestimada, pois a nota obtida no exame é um requisito essencial para que os alunos possam finalizar seus cursos. Assim, os estudantes devem ter atenção especial aos prazos e regulamentos estabelecidos. Quem está inscrito deve preencher o questionário do estudante até este sábado, dia 22, para garantir sua participação e acesso às informações sobre o local de prova.
Nesta edição do Enade, diversas áreas serão avaliadas. Para os cursos de bacharelado, os alunos vinculados a disciplinas como administração, ciências contábeis, direito, psicologia, jornalismo e relações internacionais, entre outras, estarão sob a observação do exame. Já os cursos de tecnologia superior estarão focados em áreas como gestão financeira, marketing, logística e design gráfico.
Os locais das provas já foram divulgados, e os estudantes podem consultá-los no Sistema Enade, acessando com seu CPF e senha. O exame ocorrerá nos seguintes horários: abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início da prova às 13h30 e término previsto para as 17h30. É fundamental que os candidatos cheguem pontualmente, pois a presença será confirmada somente após o preenchimento do questionário e assinatura na lista de presença.
A estrutura da prova inclui uma parte de formação geral, composta por 15 questões de múltipla escolha, e uma seção específica, com 30 questões e uma questão discursiva, onde será avaliada a clareza e a argumentação dos textos apresentados. A expectativa é de que os gabaritos preliminares sejam publicados no dia 5 de dezembro e os resultados individuais, que serão acessados pelo boletim de desempenho, estarão disponíveis em setembro de 2026.
Com a realização do Enade, espera-se que não apenas os alunos se esforcem para obter boas notas, mas que, com isso, contribuam para a melhoria contínua da educação superior no país, já que os dados coletados são essenciais para a avaliação dos cursos e instituições.
