É fundamental ressaltar que é obrigatório preencher o questionário para ter acesso ao cartão de confirmação. Essa etapa é essencial para traçar o perfil socioeconômico dos participantes. No cartão, os estudantes encontrarão informações como o local e horário da prova, os documentos necessários para identificação no dia do exame e os atendimentos especiais solicitados.
O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo a graduação e é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A cada três anos, são avaliadas diferentes áreas de conhecimento e eixos tecnológicos. A inscrição é obrigatória para os alunos cujos cursos estão sendo avaliados naquela edição, e a regularidade do estudante fica registrada em seu histórico escolar.
Para a edição de 2024, o Enade será aplicado exclusivamente aos alunos de cursos de formação de professores. A partir deste ano, as licenciaturas serão avaliadas anualmente pelo exame. O Inep incluirá uma avaliação prática dos estudantes, além das provas teóricas já realizadas. O objetivo é aprimorar os processos de avaliação e obter informações mais precisas sobre a formação de docentes no Brasil. Com essa mudança, o Enade terá dois tipos de avaliação, teórica e prática, com cronogramas específicos para cada uma.
Neste ano, serão avaliadas licenciaturas em 17 áreas de conhecimento distintas, como artes visuais, ciências biológicas, história, matemática, entre outras. A avaliação do Enade é um importante instrumento para a melhoria da qualidade da educação no país e para garantir a formação adequada dos futuros profissionais da educação. A participação dos estudantes é essencial para contribuir com esse processo de avaliação e aprimoramento do ensino superior no Brasil.