Educação em Alagoas: avanços na alfabetização alcançam municípios e promovem parceria entre redes de ensino.

O Seminário Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL) trouxe à tona os avanços e metas para a alfabetização das crianças alagoanas até o 2º ano do ensino fundamental. O evento, que teve seu encerramento na última quinta-feira (23), no Centro de Convenções de Maceió, contou com a presença da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que apresentou projetos e ações para os novos secretários municipais de Educação, fortalecendo assim os laços e parcerias com os gestores antigos.

Durante a programação, a secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, destacou a importância do Regime de Colaboração entre Estado e Município na melhoria do ensino e aprendizagem das crianças e jovens alagoanos. Segundo ela, a parceria entre as redes estadual e municipal de ensino é essencial para o avanço contínuo na área da educação.

O presidente da Undime-AL, Djalma Barros, também ressaltou os benefícios da cooperação entre os entes, afirmando a importância de discutir políticas educacionais e buscar a melhor execução do Regime de Colaboração.

Durante o seminário, o superintendente de Cooperação com os Municípios e coordenador da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) pela Seduc, Daniel Marinho, apresentou os avanços conquistados por meio do Programa Criança Alfabetizada e da Rede Renalfa. Os resultados mostram que houve um aumento significativo no percentual de crianças alfabetizadas em língua portuguesa no 2º ano do ensino fundamental em Alagoas, saindo de 39% em 2019 para 44% atualmente.

Além disso, 80% dos municípios alagoanos receberam o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, reconhecendo o empenho das gestões municipais na promoção da alfabetização. Tais conquistas são fruto da parceria e engajamento das redes envolvidas, que pretendem fortalecer ainda mais a cooperação por meio de ações como avaliações de fluência, processos formativos e entrega de material didático para os estudantes no ano de 2025.

Sair da versão mobile