O Ministério da Educação (MEC) informou que mais de 200 técnicos de todas as secretarias de educação estão em processo de formação para desenvolver os planos de ação para os sistemas de ensino de cada localidade. A nova Política Nacional do Ensino Médio busca tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens, além de reduzir a evasão escolar.
Uma das mudanças significativas é a ampliação da carga horária mínima de 2,4 mil para 3 mil horas, distribuídas em 1 mil horas para cada ano do ensino médio, com 200 dias letivos de cinco horas cada. A carga horária dos estudantes será dividida em disciplinas obrigatórias e itinerários formativos. As disciplinas obrigatórias incluem língua portuguesa, matemática, física, química, inglês, história e geografia, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Já os itinerários formativos ocuparão pelo menos 1,2 mil horas dos três anos do ensino médio, com disciplinas opcionais escolhidas pelos estudantes conforme seus interesses e necessidades. Cada escola deverá oferecer no mínimo dois itinerários para os alunos.
A resolução também estabeleceu diretrizes gerais para os itinerários formativos, oferecendo aos estudantes a possibilidade de escolher trilhas de aprendizagem/aprofundamento, seja em áreas acadêmicas como linguagens, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas e sociais, ou em formação técnica e profissional. Durante o processo de construção de seus projetos de vida, os estudantes terão auxílio dos professores para definir seus percursos educacionais.
Além disso, a resolução aborda as mudanças que serão implementadas nas avaliações do ensino médio, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão ajustados pelo Inep para se adaptarem às novas diretrizes.
