EDUCAÇÃO – Capes busca suplementação de R$ 500 milhões para aumento de bolsas de pós-graduação no Brasil em 2025, diz presidente.



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está em busca de uma suplementação orçamentária para ampliar a quantidade e o valor das bolsas de pós-graduação no Brasil até 2025. De acordo com a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, seria necessário um acréscimo de até R$ 500 milhões no orçamento da fundação.

Durante entrevista à imprensa no contexto das reuniões de educação no âmbito do G20, em Fortaleza, Denise destacou que a intenção do ministro Camilo Santana, do presidente Lula e da Capes é não apenas aumentar o reajuste nacional, mas também internacional, e aumentar o número de bolsas de estudo. Em 2023, após dez anos sem reajustes, o governo realizou um ajuste nas bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, com variações de até 40% nos valores.

A demanda por reajustes e aumento no número de bolsas é reforçada pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que ressaltou a defasagem dos valores mesmo após os ajustes realizados. A ANPG também alertou para possíveis contingenciamentos futuros e destacou a importância de pressionar os parlamentares para priorizarem os recursos destinados às agências de fomento.

Diante do cenário de contingenciamento, Denise Carvalho afirmou que a Capes buscará influenciar o Congresso Nacional para assegurar os recursos necessários em 2025. Ela ressaltou que, para o presidente Lula, investir em educação, ciência e tecnologia não é gasto, mas sim um investimento. A Capes também tem buscado ampliar a internacionalização, tanto enviando pesquisadores para o exterior quanto trazendo bolsistas estrangeiros para o Brasil.

Além disso, a fundação irá conceder 1.670 bolsas a estrangeiros da América Latina e Caribe para desenvolverem pesquisas no Brasil a partir de 2025. A internacionalização da ciência brasileira foi destacada como fundamental para estabelecer e perpetuar a cooperação entre os grupos de pesquisa. A participação em reuniões bilaterais no âmbito do G20 também tem sido uma estratégia da Capes para fortalecer a cooperação internacional.

O Grupo dos Vinte (G20), fórum de cooperação econômica internacional composto por diversos países, tem sido um espaço importante para discutir formas de cooperação na educação. Em Fortaleza, estão acontecendo reuniões no âmbito do G20, incluindo a Ministerial de Educação, que reúne autoridades de diversos países para debater questões educacionais. A busca por recursos e parcerias internacionais é essencial para garantir o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo