EDUCAÇÃO – Candidatos ao ProUni têm até amanhã para se inscrever na lista de espera; resultados serão divulgados em 29 de agosto.

A partir desta segunda-feira, 25 de agosto, os candidatos que não foram aprovados nas duas primeiras chamadas do Programa Universidade para Todos (ProUni) edição 2/2025 podem se inscrever para a lista de espera. Os interessados têm até amanhã, às 23h59, para manifestar seu interesse por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Neste segundo semestre de 2025, o ProUni disponibilizou mais de 211 mil bolsas de estudo, sendo cerca de 118 mil integrais e 93 mil parciais, que cobrem metade das mensalidades. As ofertas abrangem mais de 370 cursos em 887 instituições de ensino superior privadas. A lista com os nomes dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera será divulgada no dia 29 de agosto. Aqueles que forem contemplados devem se apresentar na instituição de ensino escolhida entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, para confirmar as informações de suas inscrições e entregar a documentação necessária, que pode ser apresentada de forma eletrônica.

Uma vez que o candidato seja aprovado, as instituições de ensino têm a responsabilidade de emitir o Termo de Concessão de Bolsa entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro. É importante ressaltar que o Ministério da Educação proíbe a cobrança de taxas pelas instituições durante a seleção dos candidatos ao ProUni. Entretanto, conforme o edital, as instituições têm a opção de realizar um processo seletivo próprio, desde que notifiquem os candidatos pré-selecionados sobre essa exigência.

O ProUni, um programa fundamental para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, celebra em 2025 seu 20º aniversário. Desde sua criação, em 2005, mais de 3,5 milhões de estudantes foram beneficiados, proporcionando bolsas parciais e integrais a jovens de baixa renda que concluíram o ensino médio, preferencialmente em escolas públicas ou em instituições privadas com bolsa. Esse projeto tem sido um marco na inclusão de estudantes no cenário acadêmico brasileiro, representando uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam avançar em suas carreiras através da educação superior.

Sair da versão mobile