Camilo Santana, que representou o Brasil na ocasião, enfatizou que a proposta visa garantir que as crianças tenham acesso ao aprendizado no momento mais apropriado de seu desenvolvimento. “Discutimos a criação dessa coalizão, pois acreditamos ser essencial que as crianças aprendam na idade correta”, destacou Santana em sua intervenção.
O ministro não apenas defendeu essa iniciativa, mas também participou de reuniões bilaterais e multilaterais que concentraram esforços em torno da educação nos primeiros anos de vida, um período considerado fundamental para a formação acadêmica e pessoal das crianças. Além de sua participação no G20, Santana esteve presente em uma reunião de alto nível do Fórum Ibas, um mecanismo de diálogo entre Brasil, Índia e África do Sul, estabelecido em 2003 com o objetivo de promover a cooperação entre países em desenvolvimento, conhecida como cooperação Sul-Sul.
Representantes de organizações como a UNESCO, o UNICEF e a OCDE também estiveram presentes, corroborando a importância da discussão. Os ministros da educação dos três países ressaltaram a necessidade urgente de acelerar a alfabetização na infância, apontando-a como prioridade global. Em uma declaração conjunta, mencionaram que o aprendizado fundamental, que inclui a educação e o cuidado na primeira infância, deve ser um foco central das políticas educacionais.
Na sua intervenção, Camilo Santana destacou a necessidade de cooperação internacional e multilateralismo para ampliar o acesso e a qualidade da educação em todo o mundo. “Desafios como alcançar a plena alfabetização e a proficiência numérica precisam ser enfrentados com urgência, envolvendo não apenas os Estados-membros, mas também a sociedade civil”, afirmou o ministro.
A presidência sul-africana no Grupo de Trabalho de Educação do G20 priorizou temas como a aprendizagem na infância, o reconhecimento de qualificações acadêmicas e profissionais, além da valorização dos docentes em um mundo em constante transformação. Concluindo sua fala, Santana afirmou que, apesar das diferenças, todos os envolvidos compartilham um objetivo comum: garantir uma educação de qualidade para todos, sem deixar ninguém para trás.









